Características ambientais do Baixo São Francisco (AL/SE): efeitos de barragens no transporte de materiais na interface continente-oceano

Authors

  • Paulo Petter Medeiros Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente Laboratório de Ciências do Mar da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Maceió (AL), Brasil.
  • Manoel Messias dos Santos Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente Laboratório de Ciências do Mar da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Maceió (AL), Brasil.
  • Geórgenes Hilário Cavalcante Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) da UFAL – Maceió (AL), Brasil.
  • Weber Friederichs Landim De Souza Laboratório de Análises Químicas e Ambientais do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Wilson Francisco da Silva Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos do Centro Tecnológico (CTEC) da UFAL – Maceió (AL), Brasil.

Abstract

Os rios têm importância vital na geoquímica global, pois são importantes agentes transportadores de sedimentos e nutrientes para os oceanos. Entretanto, existem diversas atividades humanas que alteram esse transporte natural, dentre as quais se destaca a construção de barragens. A bacia hidrográfica do Rio São Francisco possuía área de 639.000 km2. O Rio São Francisco possui importância regional dos pontos de vista ecológico, econômico e social. Atualmente, é prioritariamente usado para a geração de energia hidroelétrica. Este artigo objetivou realizar revisão bibliográfica relacionada ao impacto de barragens, com ênfase no Rio São Francisco. A construção de barragens provocou alterações de padrões naturais de vazão, reduzindo a sua magnitude e variabilidade sazonal e interanual. Sofreu também grande redução da carga de material particulado em suspensão e de nutrientes. A carga de nitrogênio inorgânico dissolvido de 4,1x103 toneladas/ano é 17 vezes menor do que no período anterior à construção das barragens em cascata. A carga de sílica dissolvida de 448x103 toneladas/ano é 31% menor em relação a estudos anteriores. A alteração dos padrões naturais de vazão modificou os padrões de deslocamento da cunha salina do estuário, que atualmente tende a ser relativamente estacionária. A redução do fluxo de nutrientes à região costeira intensificou suas condições oligotróficas.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2014-09-05

How to Cite

Medeiros, P. P., dos Santos, M. M., Cavalcante, G. H., De Souza, W. F. L., & da Silva, W. F. (2014). Características ambientais do Baixo São Francisco (AL/SE): efeitos de barragens no transporte de materiais na interface continente-oceano. Geochimica Brasiliensis, 28(1), 65. Retrieved from https://geobrasiliensis.emnuvens.com.br/geobrasiliensis/article/view/384

Issue

Section

Articles