Diagnóstico ambiental do meio físico: ausência de análises geoquímicas nos relatórios de controle ambiental para obtenção de licença prévia para perfuração de poços de petróleo onshore do Rio Grande do Norte

Authors

  • Anna Paula Lima Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Natal (RN), Brasil.
  • Rosiney Araújo Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Natal (RN), Brasil.

Abstract

Este estudo tem o objetivo de verificar como a ausência de análises e dados geoquímicos como parte do diagnóstico ambiental do meio físico influencia o processo de licenciamento ambiental aplicado à perfuração de poços de petróleo. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental, resultando em um roteiro dos principais estudos geoquímicos que devem ser realizados nas atividades petrolíferas, bem como dos principais produtos consequentes destes dados geoquímicos. Concluímos que os relatórios de controle ambiental analisados para o processo de obtenção de licença prévia para perfuração de poços de petróleo onshore do Rio Grande do Norte não apresentam por completo as análises e/ou dados geoquímicos necessários para caracterizar o meio físico das atividades petrolíferas, prejudicando, assim, as etapas seguintes de monitoramento e elaboração das medidas mitigadoras.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2014-09-05

How to Cite

Costa, A. P. L., & Martins, R. A. (2014). Diagnóstico ambiental do meio físico: ausência de análises geoquímicas nos relatórios de controle ambiental para obtenção de licença prévia para perfuração de poços de petróleo onshore do Rio Grande do Norte. Geochimica Brasiliensis, 28(1), 108. Retrieved from https://geobrasiliensis.emnuvens.com.br/geobrasiliensis/article/view/372

Issue

Section

Articles