TRANSPORTE DO CARBONO E DO NITROGÊNIO ORGÂNICO E INORGÂNICO DISSOLVIDOS PELO RIO SÃO FRANCISCO, BRASIL, DURANTE UM ANO HIDROLÓGICO (1984-1985)

Authors

  • M. F. Bessa
  • J. F. Paredes

Abstract

Durante a execução deste trabalho, o rio São Francisco foi monitorado no ano hidrológico compreendido entre outubro de 1984 e outubro de 1985, numa estação situada entre as cidades de Neópolis (SE) e Penedo (AL), aproximadamente 30 km a montante de sua confluência com o oceano.
Foram analisadas e discutidas as variações quantitativas das concentrações de alguns parâmetros químicos, especialmente a matéria orgânica e inorgânica através de seus índices de carbono e nitrogênio em fase de dissolução, que foram transportados ao longo da bacia e assim transferidos ao estuário e, conseqüentemente, ao oceano.
Os resultados mostraram que a variação do nível de descarga é um fator importante no controle da quantidade de materiais dissolvidos em trânsito nas águas fluviais. Durante a elevação do fluxo, os teores de carbono na forma de DOC e CO2 elevam-se, em conseqüência da mobilização de substâncias orgânicas e inorgânicas integrantes dos constituintes geo-pedológicos, nos quais o vale se encaixa. A atividade biológica "in situ" destaca-se também como um contribuinte influenciando a variação das concentrações relativas tanto do carbono como do nitrogênio. Aproximadamente 0,822 x 106 t de DOC e 0,715 x 106 t de DIC foram transportados, durante o ano estudado, pelo rio São Francisco no trecho estuarino. Com relação ao nitrogênio a carga anual correspondeu a 10,8 x 103 t e 69,6 x 103 t para o DON e o DIN, respectivamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2011-07-26

How to Cite

Bessa, M. F., & Paredes, J. F. (2011). TRANSPORTE DO CARBONO E DO NITROGÊNIO ORGÂNICO E INORGÂNICO DISSOLVIDOS PELO RIO SÃO FRANCISCO, BRASIL, DURANTE UM ANO HIDROLÓGICO (1984-1985). Geochimica Brasiliensis, 4(1), 17–31. Retrieved from https://geobrasiliensis.emnuvens.com.br/geobrasiliensis/article/view/28

Issue

Section

Articles